Não resisti e copiei o título do artigo do Petit Journal sobre os 50 anos de Astérix e Obélix! Dia 22 de outubro saiu o 34o. álbum da dupla de irredutíveis gauleses, em comemoração aos 50 anos dos personagens.

Le nouvel album: Le Livre d'Or

Le nouvel album: Le Livre d'Or

As aventuras de Astérix e de toda a sua turma de gauleses já foram traduzidas para mais de 100 línguas e dialetos, e 325 milhões de exemplares foram produzidos! É o maior sucesso da bande dessinée française, sans aucun doute.

Albert Uderzo, avec Astérix et Obélix: saudades de Réné Goscinny...

Albert Uderzo, avec Astérix et Obélix: saudades de Réné Goscinny...

Para completar as festividades, o Musée Nationale du Moyen Âge abre suas portas para expor algumas pranchas originais de Uderzo. Vocês se perguntam, porque num Museu da Idade Média? Explico.

O Musée Nationale du Moyen Âge, também conhecido como Musée de Cluny ou ainda Thermes de Cluny, funciona numa casa preservada desde a Idade Média e que servia de sede parisiense dos monges da Abbaye de Cluny. O mais encantador dessa história é que os franceses têm senso de preservação histórica há milhares de anos, pois os monges conservaram as ruínas de termas galo-romanas que existiam dentro de sua propriedade, e hoje essa área aberta à visitação dentro do Musée de Cluny é conhecida como frigidarium (e é friozinho mesmo, lá dentro!).

Moi, au frigidarium, juin 2006

Eu, no frigidarium, juin 2006

E é lá, nas ruínas galo-romanas, que serão expostos a partir de hoje os desenhos de Uderzo com os textos de Goscinny! Mágico!

Albert Uderzo

Albert Uderzo

O aniversário é amanhã, então voltem pra ver mais coisas sobre as festividades! Par Toutatis!

Plus…

artigo excelente sobre a exposição no G1

site officiel d’Astérix (no site oficial tem uma aba só sobre o aniversário, tá imperdível!)

p.s.: 1959 foi um ano fértil para Goscinny. No mesmo ano ele criou Le Petit Nicolas!

Publicités