Saudades dos fromages de France? Continuemos explorando os queijos franceses, espiando outros queijos, com a orientação de Helen Helene!

4. Pâte pressée non cuite (queijos de massa prensada não cozida)

São queijos como o Gouda.

Gouda

Gouda

A massa destes queijos não é cozida. O coalho é bem picotado e prensado para eliminar o máximo de soro, antes da affinage. Alguns queijos são picotados uma segunda vez, salgados e mais uma vez prensados, como o Cantal e o Laguiole.

A affinage é feita em salas ventiladas, a temperatura é mantida a 15 graus, e ela pode durar de 15 dias a 3 meses, dependendo do queijo.

Origens: monastérios e abadias na França.

Época ideal para consumo: pode ser consumido em qualquer época do ano, preferência para verão e outono.

Vinhos sugeridos: vinho de Savoie, brancos frutados, Bourgogne tinto e tintos jovens.

Alguns exemplos desse tipo de queijo:

– os AOC: Cantal Jeune, Cantal Entredeux, Laguiole, Morbier, Reblochon, Saint Nectaire, Tome des Bauges, Ossau-Iraty, Salers

Cantal Entredeux AOC

Cantal Entredeux AOC

– e mais: Bethmale, Fourme de Rochefort, Grand Montagnard, Grand Tomachon, Mamirolle, Mimolette Vieille, Mont des Cats, Moulis Vache, Murol, Port-Salut, Pyrénées, Raclette de Savoie, Saint Paulin, Tamié, Tête de Moine, Tome de Savoie

Raclette de Savoie

Raclette de Savoie, um dos mais antigos queijos desse tipo

– e os de leite de ovelha: Moulis Brebis e Petit Basque.

Petit Basque

Petit Basque

Lista completa dos queijos Pâte pressée non cuite.

  • Le saviez-vous?

A prensagem do coalho é conhecida desde a Antiguidade. No século 1 os romanos usavam pedras para fazer pingar o soro da massa do queijo. Plínio, o Velho, naturalista romano, referia-se provavelmente a um antecessor do Cantal ao mencionar « les fromages du pays des Arvernes et du Gévaudan qui sont appréciés à Rome ».

Há muitos queijos holandeses desse tipo, como o Edam e o Gouda holandês, assim como ingleses – o famosíssimo Cheddar! – e o Tilsitt suíço.

Cheddar inglês

Cheddar inglês

Sources: http://www.cniel.com/prodlait/fromage/NOCUITE/Nocuite1.html

http://fr.wikipedia.org/wiki/

Publicités